sábado, 3 de maio de 2008

Duplicidade - Filme francês aborda psicológico humano de irmãos gêmeos em profundidade

Instigante e de muito supense, esse filme nos revela como os atos que ocorrem na infância influenciam diretamente na formação de nossa personalidade adulta.Apesar de possuir um tempo lento que às vezes nos leva ao sono, esse suspense é profundo e intrigante. E ainda possui um surpreendente final que nos comove, choca, e leva à reflexão ao mesmo tempo.Vale a pena conferir nas locadoras. Segue a síntese para os mais apressados.
Após ter crescido, constituído família e ter sido educado num orfanato, Mathias se surpreende com a notícia de que sua mãe morreu recentemente e de que ele tem um irmão gêmeo, Thomas. Descobre também que ele e seu irmão gêmeo estiveram juntos até os seis anos de idade, quando Mathias foi colocado no orfanato. Entretanto, Mathias não se lembra dessa época. Na medida em que passa o tempo tentando conhecer o “novo” irmão, Mathias vai se lembrando aos poucos de tudo que aconteceu quando ele e Thomas tinham apenas seis anos de idade.
FICHA TÉCNICA:

Título do Filme:Duplicidade
Título Original:Duplicity /Trouble
Censura:16 anos
Idiomas (dos DVDs):Inglês e Português
Legendas (dos DVDs):Português
Formato de tela:Widescreen
Diretor: Harry Cleven
Ator(es):Benoît Magimel, Natacha
Régnier, Hannah Novak e Olivier Gourmet
Duração:95 minutos

terça-feira, 29 de abril de 2008

XXY - Filme franco-hispano-argentino discute questão da identidade humana

Polêmico e inusitado, esse filme argetino da diretora Lucía Puenzo aborda a complexa questão da identidade cultural e sexual humana.O mote para abordar o assunto é o hermafroditismo da personagem principal Alex (Ínes Efron), de 15 anos de idade, que cresce criada como uma mulher, apesar de possuir os dois sexos.Alex chega a adolescência e, então, com o aflorar dos hormônios e o despetar da sexualidade abri-se a questão de qual será a preferência sexual de Alex.Uma metáfora para a complicada busca da identidade na adolescência."XXY" ganhou o prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2007 e foi escolhido como representante da Argentina na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, mas acabou não sendo selecionado.O filme está em cartaz na Sala de Arte da UFBa, localizada no Pavilhão de aulas do Canela - PAC.Estudantes, funcionários e professores da UFBa têm desconto promocional no preço do engresso (R$ 4,00).

Informações Técnicas
Título no Brasil: XXY
Título Original: XXY
País de Origem: Argentina / França / Espanha
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estréia no Brasil: 29/02/2008
Site Oficial: http://xxylapelicula.puenzo.com/mai n.htmlEstúdio/Distrib.: Imovision
Direção: Lucía Puenzo