segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cafundó - Filme nos conta vida de um personagem histórico brasileiro (retirado do site cafundo.com.br/)


Sob a direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno, esse filme nacional, inspirado na obra literária "João de Camargo Sorocaba, o nascimento de uma religião" de autoria de José Carlos de Campos Sobrinho e Adolfo Frioli, reúne em seu elenco nomes como o de Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino da Hora, Franscisco Cuoco, dentre outros.Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se e é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem.O Preto Velho João de Camargo.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Cafundó
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 min
Ano de Lançamento (Brasil): 2005
Direção: Clóvis Bueno e Paulo Betti
Assistente de direção: César Rodrigues, Luciana Baptista
e Edson Cardoso (Cowboy)
Roteiro: Clóvis Bueno
Produção: R.A. Gennaro, Virginia W. Moraes e Paulo Betti

domingo, 15 de junho de 2008

Pequena Miss Sushine - Filme fala sobre os pequenos e verdadeiramente grandes valores da vida

Primeiro longa-metragem dos diretores de vídeo-clipes Jonathan Dayton e Valerie Faris, “Pequena Miss Sunshine” é uma tragicomédia sobre uma família viajando do Novo México dos EUA para a Califórnia, em uma kombi enferrujada, para que a pequena Olive (Abigail Breslin), de 7 anos, possa participar de uma concurso de beleza de pré-adolescentes para o qual foi sortiada. Essa alucinante viagem de três dias mudará toda essa família para sempre.Nenhum membro da família é "equilibrado". Richard (Greg Kinnear), o pai, é um palestrante motivacional e otimista incorrigível que tenta desesperadamente vender seu programa de nove etapas para o sucesso.A mãe, Sheryl (Toni Collette), é assombrada constantemente pelos segredos excêntricos da família, principalmente os de seu irmão Frank (Steve Carell), um acadêmico com tendências suicidas especializado nos livros de Proust (ele é a segunda maior autoridade em Proust dos EUA), que acaba de sair do hospital por tentar se matar.Os membros mais jovens da família também não são lá muito "normais": Olive, a menina de óculos, ligeiramente rechonchuda, de sete anos, é a candidata à rainha da beleza; Dwayne (Paul Dano), seu irmão, é um adolescente movido à raiva, leitor de Nietzsche, com um firme voto de silêncio que pretende manter até conseguir entrar na Academia da Força Aérea americana. Completa a família o avô (Alan Arkin), um desbocado hedonista recentemente expulso de sua casa de repouso por consumo de heroína.O filme é uma comédia independente profundamente humana e satírica, que fala sobre os infortúnios e as vantagens de ser "normal" ou "comum" em uma cultura obcecada pelo sucesso e por padrões sociais supra-humanos.


FICHA TÉCNICA


Gênero: Comédia Dramática

Tempo: 101 min.

Lançamento:20 de Out, 2006

Lançamento DVD: Mar de 2007

Classificação: Livre

Distribuidora: Fox

Cinema, aspirinas e urubus - Filme retrata amizade em meio ao sertão brasileiro

No ano de 1942, em meio a segunda grande guerra mundial, um imigrante alemão fugido da guerra nazista, chamado Johann (Peter Ketnath), que dirige rumo ao nordeste brasileiro um caminhão carregado de frasco de aspirinas e filmes com propagandas do produto, e o retirante nordestino Ranulpho (João Miguel), que faz o percurso inverso em busca de uma vida melhor no industrializado e, então, promissor sudeste do Brasil (Rio de Janeiro), se encontram em meio ao sertão nordestino.Em uma estrada árida e desabitada acontece o encontro ocasional desse dois personagens.Interesses em comum e seus objetivos de vida iguais, apesar de aparerentemente opostos pela diferenças dos lugares geográficos para onde estão indo, fazem com que os dois partam para uma viagem juntos que irá mudar para sempre as suas vidas.Confira nas locadoras.

FICHA TÉCNICA

diretor:Marcelo Gomes
roteiro:Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Karim Aïnouz
fotografia:Mauro Pinheiro Jr.
montagem:Karen Harley
elenco:Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Mano Fialho
produtor:João Júnior, Sara Silveira
produtora:Dezenove Som e Imagem / REC Produtores Associados
99 minutos color, 35mm

Saneamento básico - Filme se utiliza da metalinguagem ao retratar a produção de um filme

Com nomes como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Paulo José, Tonico Ferreira, dentre outros, o filme Saneamento básico nos conta a história da construção de um fosso para a comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha nas proximidaes da cidade de Bento Gonçalves, para o tratamento do esgoto da cidade.Uma comissão, então, é formada pelos moradores para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.Mas, após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura informa-lhes que o município não dispõe de verbas para saneamento básico até o fim do ano.No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um video de ficção, doado pelo governo federal.Caso o dinheiro não venha a ser utilizado, terá que ser devolvido.A comunidade decide, assim, fazer um video sobre a obra.Produzido pela casa de cinema de Porto Alegre, Columbia Pictures do Brasil e Globo Filmes, o filme Saneamento Básico é uma obra que, utilizando-se demasiadamente da metalinguagem, retrata o caminho percorrido para a realização de um filme de arte no Brasil, com todos os percalços, dificuldades, superações e felicidades até o resultado final.Vale a pena conferir nas locadoras.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Jorge Furtado
Produtor Associado: Guel Arraes
Produção Executiva: Nora Goulart Luciana Tomasi
Diretor de Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC
Diretor de Arte: Fiapo Barth