terça-feira, 13 de maio de 2008

UM GRITO DE LIBERDADE - Filme relata a história de Steven Biko e propaga a sua mensagem de humanidade.

Esse filme, do diretor Richard Attenborough (o mesmo de Gandhi) e premiado com o Oscar da Academia de cinema de Hollywood, mostra a história real de Steven Biko (Denzel Washington).Steven Biko foi um dos maiores ativistas negros da Africa do Sul (racista e segregada) contra o Apartheid.Mas, ao propor um novo modelo de sociedade na qual negros e brancos pudessem viver em harmônia e acordo e tratarem-se mutuamente enquanto representantes legítimos de uma mesma e única espécie biológica (o ser humano), Biko foi assassinado e sua voz calada para sempre.O jornalista branco Donald Woods (Kevin Kline) arrisca, então, a própria vida e de sua família para levar ao mundo a mensagem sublime de Steven Biko.Enfim, esse filme é um grito de liberdade e igualdade entre os homens.Um filme para assistirmos e não esquecermos jamais, assim como a mensagem pela qual morreu Steven Biko. Procurem já nas locadoras.Não é lançamento, mas não se pode deixar de assistí-lo.


FICHA TÉCNICA:
"Um Grito de Liberdade"
Título original: "Cry Freedom"
Inglaterra, 1987, 157 minutos.
Denzel Washington - Steve Biko
Kevin Kline - Donald Woods
Josette Simon - Dr. Ramphele
Wabei Siyolwe - Tenjy
John Matshikiza - Mapetla
Juanita Waterman - Ntsiki Biko
Direção: Richard Attenborough
Roteirista: John Briley e Donald Woods (Livros).

5 comentários:

Unknown disse...

lindo esse filme*-------*

Unknown disse...

Esse filme mostra a realidade vivida por negros, até onde vai o preconceito racial em um mundo onde poderia ser de harmonia.

BLOOG DA ZORA disse...

gostaria que esse tipo de filme estivesse a disposição nas escolas para serem trabalhados como fontes de historias da humanidade.

my name sniper disse...

esse filme foi trabalhado em minha escola e meu professor é africano o filme é muito interessante e acho que devemos se consientisar em relação a desigualdade entre negros e brancos.Meu nome é julio e tenho 13 anos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.